Nanotecnologia - Nanomontador Nanoassembler ou Montador Molecular
Um montador molecular pode atuar de forma isolada ou em conjunto com vários outros montadores moleculares podendo, neste caso, ser capaz de construir objetos macroscopicos. Para isto é necessário um sistema de comunicação entre os montadores bem como um sistema de organização que permitam que eles trabalhem em conjunto.
Existe a possibilidade de se construir um montador universal. Este teria a capacidade de construir qualquer objeto possível, incluindo um outro montador. Assim, este poderia se replicar de forma semelhante aos seres vivos. Uma vez construido o primeiro montador ele poderia se reproduzir várias vezes até o número necessário para executar uma determinada tarefa como, por exemplo, a construção de várias toneladas de um nanomaterial. Esta capacidade de reprodução é uma das grandes vantagens de um montador molecular e também é um dos seus grandes riscos. Um montador poderia se reproduzir descontroladamente e ameaçar vidas humanas de forma semelhante a epidemias. Um risco poderia ser a cololinzação de toda a terra por montadores moleculares, extinguindo todo a vida na terra. Só restariam os proprios montadores em uma massa (provavelmente) cinza chamada de "greygoo". Drexler argumenta que este cenário é bastante dificil uma vez nenhum ser vivo conhecido consegue se reproduzir alem do limite imposto pela quantidade de energia e materia prima disponiveis. Apesar disto, especialistas advertem que é necessário tomar precauções pois os riscos para a saude humana nao sao conhecidos.
A construção de um montador molecular ainda esta longe de ocorrer. Vários problemas persistem como a dificuldade de trabalhar com átomos individuais necessários para a construção do montador. Alem disto é dificil modelar o comportamento de objetos complexos em escala nanométrica que obedecem as leis quanticas.
Este artigo foi publicado por mim na wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanomontador
Links Externos
- Site com livros sobre Nanomontadores (http://www.MolecularAssembler.com)
- Livro on-line sobre Nanomontadores Kinematic Self-Replicating Machines (http://www.MolecularAssembler.com/KSRM.htm)
- Artigo de Merkle sobre Nanomontadores http://www.zyvex.com/nanotech/nano4/merklePaper.html
6 Comments:
Olá,
Uma consulta, segundo seu texto você indica que deveriamos ter medo dos "nanomontadores", mas eu acho que de quem deveriamos ter cuidado é dos "nanoprogramadores".
As máquinas, são máquinas, quem pensa aqui somos nós, assim, quem define o que faz cada máquina é controlado por nós. O dia que a máquina penso por nós..deixaremos de ser seres humanos, para nos convertir em robôs.
Abraços e parabéns pelo blog..
José
www.lanadia.blogspot.com
By Jô, at 11:05 AM
Os nanomontadores são parecidos com as bacterias: podem se reproduzir e podem evoluir.
Uma vez criados os nanomontadores eles podem agir indepedente de quem os programou da mesma forma que as doenças criadas para fins militares agem de forma independente de quem as criou.
Nao seria inteligente vetar a existencia dos nanomontadores pois isto além de impossivel seria um enorme disperdicio de capacidade.
O importante e que a sociedade acompanhe o desenvolvimento desta tecnologia levando em consideração seus aspectos perigosos.
By Anônimo, at 2:31 PM
Acredito eu que, para isso se tornar "uma praga", teriam que ter o mínimo de inteligencia, pode ser artificial e/ou natural. como átomos teriam inteligencia!? :P
então, para mim, não seria uma praga, pois alguém tem que tá por traz desses "nanomontadores", manuseando-os! :P
By Anônimo, at 2:21 AM
Hehe, existem nanomontadores no sol, não existem?
By Anônimo, at 1:04 AM
Eu ja pensei nessa história de dominação de máquinas. Acho que isso é algo bem simples de ser limitado, emulando um universo para as maquinas.
Uma especie de laboratorio sem conexoes com o mundo exterior no qual seria possivel conter qualquer erro. Algo como o nosso universo. Em milhares de anos o homem esta longe de encontrar os limites do universo, digamos assim, simplificadamente. Seria questão de impor o mesmo limite para as maquinas sem o "consentimento" das mesas, como o homem há um bom tempo atrás. Primeiro, conhecia sua região. Evoluiu muito ate ter o conhecimento do da Europa. Depois rota para as Indias. Descobrimento da América. Conquista da Lua. Um dia, Marte.
Não vejo porque seria diferente com as máquinas.
By Anônimo, at 3:08 PM
Pode parecer um absurdo
Mas eu acredito que seres humanos, são maquinas excelentemente bem feitas
E depois disso eu acredito mais ainda!
hehe
By ³╬³Vict¤r³╬³, at 9:38 PM
Postar um comentário
<< Home